AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA DE REI
No Centro a Educação
Comemoração do Dia da Floresta Autóctone
O agrupamento de escolas de Vila de Rei celebrou o dia da Floresta autóctone, plantando árvores no recinto escolar.
Este dia pretende recordar as árvores que constituem o nosso património vegetal e alertar para a importância da floresta autóctone na preservação dos ecossistemas e na prevenção de incêndios.
O projeto contou com a colaboração da Câmara Municipal de Vila de Rei e com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo na preparação do terreno e no fornecimento das árvores (carvalhos) a plantar.
As turmas dos 1o, 2o e 3o ciclos e do secundário aderiram com grande entusiasmo. Acompanhados pelos seus professores e munidos de equipamento e utensílios adequados à tarefa, trataram da plantação das árvores, discutiram o papel das árvores nos ecossistemas e a importância deste tipo de ações. Com esta ação foi possível sensibilizar para a proteção do nosso ambiente, cumprindo os objetivos da atividade dinamizada pelo Eco-escolas.
As professoras dinamizadoras do Clube Eco-escolas
Elsa Duarte e Carla Silva
Concurso Nacional Eco-Código
O Concurso Nacional Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas, através da produção de um trabalho de comunicação: o póster.
O Eco-Código deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola.
Definição do trabalho Deverá tratar-se de um trabalho coletivo, onde o envolvimento e participação dos alunos é fundamental.
O trabalho a enviar para concurso, deve obedecer aos seguintes requisitos gerais:
1. Orientação na vertical;
2. Conter cerca de 10 a 12 frases com características de Eco-Código;
3. Abordagem dos temas-base: água, resíduos e energia e do tema do ano- comunidades sustentáveis;
4. Composição de todos elementos gráficos tal como se pretende que sejam divulgados;
5. Identificação de todos os autores (Escola, Professoras Coordenadoras e Alunos).
O póster deverá ser acompanhado por uma breve memória descritiva explicativa da forma como foi realizado o trabalho - máximo uma página A4.
Júri e critérios de avaliação O Júri será composto por elementos da Comissão Nacional do Programa Eco-Escolas.
Nos critérios de avaliação dos trabalhos a concurso serão considerados a qualidade dos conteúdos, a disposição gráfica e correção de todos os elementos, a originalidade e a criatividade, bem como a memória descritiva.
NOTA: Deverá ser tida em consideração, a leitura do póster ao perto e ao longe. Não serão admitidos a concurso, trabalhos que não cumpram os requisitos. A decisão do Júri não poderá ser alvo de recurso.
PRAZO DE ENTREGA DOS TRABALHOS: 15 de junho 2020
ENTREGA DOS TRABALHOS
A entrega dos trabalhos deve ser feita para os seguintes e-mails:
- elsa.duarte.aevr@gmail.com
- susanagato.aes@gmail.com
Prémios Póster Eco-Código
- 1º PRÉMIO (1 tablet + kit pedagógico)
- 2º PRÉMIO (1 máquina fotográfica digital + kit pedagógico)
- 3º PRÉMIO (1 disco externo USB + kit pedagógico)
- MENÇÕES HONROSAS (kit pedagógico)
Notícia do desafio - Vespa asiática - Construção de armadilhas
Esta atividade insere-se no Plano de Ação das ECO ESCOLAS do nosso agrupamento, no âmbito da Biodiversidade, tendo como principal objetivo sensibilizar a população local para o impacto da vespa asiática nos ecossistemas e em particular na produção de mel (produto endógeno). Deste modo, os alunos que colaboram com este projeto construíram, em tempo de quarentena, armadilhas para esta praga que muito tem prejudicado os produtores de mel da região. O resultado está à vista!!!!
Poupar energia em tempos de quarentena
Divulgação de atividades Eco-Escolas
Os tempos são de mudança e as estratégias do nosso projeto vão acompanhar esta nova forma de estar e viver. A nossa ECO-Escola não quer deixar de fazer parte das vossas vidas, pelo que contamos com a vossa colaboração neste momento decisivo. Para o efeito o nosso plano de ação foi reestruturado para dar resposta a esta nova realidade que estamos a viver, as atividades foram repensadas e adaptadas por forma a que fosse possível a sua realização a distância.
PDF - Plano Ação quarentena - O projeto Eco-Escolas não pára - atividades